Marrocos já tem Sistema de Identificação e Rastreabilidade

Marrocos já tem Sistema de Identificação e Rastreabilidade desenvolvido pela Digidelta Software

O sistema SNIT.maroc foi apresentado publicamente em Berkane pelo Ministro da Agricultura e Pescas de Marrocos, Dr. Aziz Akhannouch, no passado dia 3 de fevereiro.

O Sistema Nacional de Identificação e Rastreabilidade (SNIT) foi recentemente adquirido pelo Ministério da Agricultura de Marrocos, mais propriamente pela ONSSA - Organização Nacional de Segurança Sanitária dos Produtos Animais, tornando-se o primeiro e único País no norte de África a ter este tipo de controlo sobre Bovinos e Camelídeos.

O Sistema que custou aproximadamente 120 milhões de Dirhams foi fornecido pela Digidelta Software. A Empresa portuguesa venceu um disputado concurso internacional que visava o fornecimento, não só do sistema de informação, mas também identificadores eletrónicos e leitores de tecnologia RFID.

O SNIT permite a Identificação individual dos Animais através de chips eletrónicos com rádio frequência. Cada Animal tem assim uma identificação eletrónica composta por 16 dígitos que é lida e interpretada por um leitor ligado à base de dados nacional daquele País. O estado poderá assim acompanhar o estado sanitário dos animais existentes no seu território evitando a possibilidade de bens de origem animal chegarem ao mercado com doenças.

" Através da integração desta forma de Identificação dos Animais, Marrocos ficará alinhada com os standards internacionais e melhorará de forma efetiva a gestão dos planos sanitários e a performance do controlo de produção", afirmou o Ministro da Agricultura, Dr. Aziz Akhannouch.

No primeiro ano de operação, o SNIT identificará 3 milhões de Bovinos e Camelídeos.

2/12/2015