Digitalização da maternidade de bivalves

Digitalização da maternidade de bivalves

Projeto de indústria 4.0, financiado pelo Fundo Azul, desenvolvido pela Digidelta Software e Oceano Fresco continua a avançar.

Em 10 de outubro de 2018, a Oceano Fresco em colaboração com a empresa Digidelta Software iniciou o projeto ‘Digitalização na aquicultura para a otimização da produção de espécies nativas de bivalves’. Este projeto visa colocar no mercado espécies nativas de bivalves de elevado valor gastronómico e comercial – amêijoa-boa e amêijoa-macha e uma plataforma digital de gestão de produção aquícola.
A capacidade produtiva no Centro BioMarinho da Oceano Fresco, na Nazaré, será potenciada por um sistema de aquicultura digital (indústria 4.0) que permitirá a otimização dos protocolos de cultivo da semente na maternidade. Assim, através da recolha de dados, processamento, análise, produção de alarmes e comandos e a implementação de modelos preditivos, será assegurado um maior controlo dos fatores que influenciam direta ou indiretamente o rendimento da unidade produtiva.
Os objetivos globais do projeto são: i) obter uma plataforma digital de gestão, modular, parametrizada e ‘user-friendly’ de todo o processo produtivo da maternidade; ii) registar dados críticos da maternidade para criar um histórico e ao longo do tempo obter informações preditivas; iii) desenvolver recursos genómicos adaptados ao programa de melhoramento definido na maternidade; iv) aumentar a produtividade da maternidade; e v) colocar no mercado semente de espécies nativas europeias (Ruditapes decussatus e Venerupis corrugata) a um custo competitivo.
Este projeto é co-financiado pelo Fundo Azul, gerido pela Direção-Geral de Política do Mar (DGRM), inserindo-se na estratégia de desenvolvimento sustentável da economia do mar.

Oceano Fresco
A Oceano Fresco é uma startup pioneira no campo da aquicultura de base científica, posicionando-se especificamente no mercado da produção de bivalves. A empresa reúne uma equipa de empreendedores, gestores, conselheiros, cientistas e técnicos de renome internacional, e ambiciona tornar-se a grande referência do mercado mundial de bivalves, contribuindo para níveis mais elevados de sustentabilidade na produção de alimentos ao nível global.
www.oceano-fresco.pt


Digidelta Software
Com sede em Leiria, a Digidelta Software é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software multidisciplinar que detém uma longa experiência na criação de soluções inovadoras por medida para diversos setores de negócio, incluindo áreas da saúde animal, entre outras. A Digidelta cria soluções de software adaptados à gestão de dados e instalações específica em cada unidade produtiva.
Mais sobre nós